HOMENAGEM AO EX-DIRETOR E FUNCIONÁRIO DA ESCOLA FENELON, SR. LUIZ DE GONZAGA.

on terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ao Professor Luiz de Gonzaga Ferreira (Sr. Luiz)

A busca pelo sentido da vida, pelo significado das coisas e dos acontecimentos é inerente á própria natureza humana. No turbilhão da vida moderna e com o ativismo que somos condicionamos a viver, as vezes, perdemos de vista o fato de que o real significado da vida está nas relações humanas. Algumas das relações que fazem parte da nossa vida não podemos escolher como a nossa família e os nossos colegas de trabalho. Mas, muitas destas relações poderão vir a ser tão significativas que temos até a impressão de ter sido escolhidas por nós. E estas acabam por fazer parte da nossa história de vida, de tal forma que ficará impossível não ocupar importantes páginas no nosso livro de memórias.

A realização humana em sua plenitude se dá pelas relações que nos proporcionam a evolução humana em todos os aspectos. Pode-se assim dizer que o sentido da vida é, possivelmente, o coletivismo, sendo o ambiente de trabalho um direcionador motivacional intrínseco. E é aí que podemos observar a força da vida profissional na nossa vida pessoal. Sendo assim, as relações no trabalho não devem ter um fim em si mesmas, mas sim devem ter um impostante significado na vida de todos. Isto significa que o nosso local de trabalho deve ser um lugar em que se produz importantes laços, fruto das relações interpessoais.
 
No entanto, é preciso sabedoria para se viver bem. Sermos sábios na maneira em que se aproveita o breve período de tempo que Deus concede. A vida é tão curta, por isso devemos ressignificá-la através das relações. O tempo é um dom de Deus, com o qual construímos a nossa trajetória de vida profissional e pessoal. E usar esse tempo para as nossas construções humanas é o maior sinal de sabedoria.

Essa reflexão se fez necessária para apresentar aqui a majestosa trajetória de Luiz de Gonzaga Ferreira ou Professor Luiz ou simplesmente Sr. Luiz na EEM Fenelon Rodrigues Pinheiro, trajetória essa que marcou grande parte da história da nossa Escola e também da história de tantas pessoas que por aqui passaram e de muitos que ainda permanecem e aqui dividiram ou dividem com o Senhor esse espaço e tem suas histórias entrelaçadas. A sua trajetória iniciou-se como aluno no período do ainda Grupo Escolar Fenelon Rodrigues Pinheiro e depois como profissional nessa mesma instituição desde 1982 e nesta exerceu várias funções Datilógrafo no período de 1982 à 2000, Coordenador Financeiro em duas gestões de 2000 à 2004 com a Diretora Simone e de 2005 à 2009 com o Diretor Aquino, chegando, enfim, ao mais alto cargo hierárquico de uma instituição de ensino que é o posto de Diretor Geral no período de 2009 à 2013 e depois retornando a função primeira, porém com diferente atuação de Auxiliar Administrativo.

Em todo esse período, como profissional o senhor buscou exercer com dignidade mostrando a sua capacidade intelectual, mas se destacando em todas as funções aqui exercidas, pela sua essência de ser humano que é a postura de homem simples, sereno, sociável e sempre amigo de todos, desde os alunos, pais, funcionários, gestores e, especialmente, de professores, talvez por ter também em seu currículo de vida profissional, o exercício da docência em outras instituições de ensino e sempre foi reconhecido como um grande mestre e referência para a sua geração e as que se seguiram e sempre soube reconhecer a classe de professores como a elite do conhecimento, sempre fazendo reverência aos seus colegas professores alimentando o ego em momentos difíceis para a categoria.

Portanto, é imensa a nossa gratidão pelos seus serviços prestados a toda comunidade escolar, pelos seus ensinamentos, pela sua companhia e, principalmente, por despertar em nós sentimentos de engrandecimento humano e é por tudo isso que desejamos sinceramente que seja agraciado por Deus nesses novos passos e que o Pai Celestial lhe conceda novos tempos com muito sucesso na vida profissional e pessoal.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo 
do céu. (Ec 3.1)
Núcleo Gestor da Escola Fenelon
23/08/2014

0 comentários:

Postar um comentário